Área Contábil / Fiscal

PIX - Impactos e Reflexos Tributários - EAD Ao Vivo

RFB, BACEN, Estados e Municípios - IRPF, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS. Apresentação de casos práticos de reflexos contábeis e tributários do PIX. Análise dos riscos tributários gerados por transações bancárias via PIX. Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

  • Data(s) : Consulte
  • Horário : Consulte
  • Carga horária : 4h
  • Modalidade : EAD Ao Vivo
  • Perguntas : 30 dias após o curso (até 3 perguntas)
  • Certificado : SIM
PIX - Impactos e Reflexos Tributários - EAD Ao Vivo

Objetivos

Assunto muito atual, vamos analisar o novo regime de transações bancárias através do PIX, os principais objetivos da nova Norma Legal para fins de se evitar fraudes, crimes financeiros e sonegação de impostos, bem como também os impactos do PIX nos escritórios/empresas de contabilidade junto aos clientes, através da fiscalização da Receita Federal, do Banco Central dos Estados e Municípios, independentemente do regime de tributação da empresa, seja Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.
Aula expositiva prática com apresentação de slides e interação entre o Professor e os Participantes, através de exercícios e casos práticos resolvidos, perguntas e respostas com lastro legislativo e jurisprudencial.

Vantagens do curso

Para as empresas
Evitar contingências fiscais passivas - orientação prática e legal sobre o que vem a ser o PIX e quais os impactos e reflexos contábeis e tributários, que envolvem pessoas jurídicas e também empresas do mesmo grupo econômico empresarial.

Para o(a) participante
1 - Aplicação prática e operacional em como utilizar o PIX de forma segura e de acordo com a Legislação
2 - Atualização, aperfeiçoamento e agregação de mais conhecimentos fiscais, contábeis, societários e tributários sobre a nova forma de pagamento
3 - Aprendizagem profissional com mais conhecimentos técnicos para fazer a diferença dentro da própria Empresa e no mercado de trabalho

Indicado a

Responsáveis por Escritórios Contábeis e de Assessoria Contábil, Fiscal e Tributária, Empresários, Sócios de ME, EPP, PME e Sociedades de Grande Porte - SGP, Contadores, Consultores Fiscais, Auditores, Advogados Tributaristas, Advogados da área empresarial, Controllers, Gerentes Administrativos e Financeiros, Supervisores e Encarregados do Departamento Fiscal ou Contábil e demais profissionais ligados às áreas Contábil, Fiscal, Jurídica e Financeira.

Programa

1 - PIX em substituição ao TED e DOC
PIX não é um aplicativo. PIX é um meio de pagamento

2 - Cruzamentos de informações
Bancárias - Banco Central
Fiscais - Receita Federal
PIX x Caixa 2
PIX x Lavagem de Dinheiro
PIX x COAF
PIX x DME (RFB)
PIX x Cartões de Créditos
PIX x Cartórios de Imóveis
PIX x Detran
PIX x e-Financeira

3 – Rastreamentos da RFB e BACEN
Transações financeiras em dinheiro vivo (em espécie)
Transações Suspeitas
COAF
Lavagem de Dinheiro
Tributação

4 – PIX – Regras de Tributação - Circular BACEN 3.978
Operações de valor superior a R$ 2.000,00
Operações a partir de R$ 50.000,00

5 - Clientes que não enviam Documentos Bancários e Transações via PIX aos Escritórios Contábeis
O que fazer nesses casos?

6 - PIX e os impactos nos Escritórios/Empresas de Contabilidade

7 - PIX e a Documentação Contábil e Fiscal para fins de provas perante a RFB, Estados e Municípios

8 - Contabilização diária das Transações de Entradas e Saídas via PIX
Inclusive movimentação aos sábados, domingos, feriados e nas madrugadas de todos os dias

9 - PIX x Quebra do Sigilo Bancário

10 - Empresas que não contabilizam Contas Bancárias e nem Aplicações Financeiras
Como regularizar legalmente?

11 – Riscos em Operações via PIX
Empresa que vende ou presta serviços, não emite nota fiscal e recebe de bancos, com o PIX - a empresa estará mais exposta à fiscalização da RFB?

12 - Mútuo, AFAC, conta corrente entre as empresas do mesmo grupo empresarial x PIX x Fiscalização da RFB (IOF, IRRF)

13 - A empresa é obrigada a apresentar à fiscalização da Receita Federal, Estadual e Municipal os seus extratos bancários.

Instrutor

Carlos Alberto Cordeiro


Bacharel em Direito e Pós Graduando em Direito Tributário e Especializando em MBA em Gestão Tributária e Contabilidade Digital, Profissional da Contabilidade e com Diversos Cursos de Especialização nas áreas Tributária, Contábil e Societária. Professor Palestrante e Instrutor especialista cadastrado no CRCSP. Atualmente também, Professor Universitário em cursos de Extensão Universitária e de Especialização. Consultor Tributarista com 20 anos de experiência e especialização em assuntos contábeis, fiscais e societários. Atualmente desenvolve trabalhos de assessoria e consultoria tributária e contábil em diversas empresas nacionais e multinacionais no Brasil. Professor convidado em diversas organizações de ensino profissional. Foi gerente da Consultoria Tributária, Contábil e Societária na COAD-SP. Associado ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Especialização na Legislação Tributária, Societária e Planejamento Fiscal de empresas.


AVISE-ME

Deixe seu e-mail para saber mais sobre este curso!