Área Financeira

Gestão de Tesouraria - Presencial ou EAD Ao Vivo

Curso Presencial ou EAD Ao Vivo - A Prodep vai até onde você estiver!

  • Data(s) : 28 / Jun e 5 / Jul / 2025 – Sábados
  • Horário : Das 8h30 às 17h30
  • Carga horária : 16h
  • Modalidade : Presencial ou EAD Ao Vivo
  • Perguntas : 30 dias após o curso (até 3 perguntas)
  • Certificado : SIM
Gestão de Tesouraria - Presencial ou EAD Ao Vivo

Objetivos

Mostrar aos participantes a estrutura organizacional da área financeira e a relação finanças e contabilidade.
A importância das ferramentas “Contas a Pagar e a Receber” para a gestão da tesouraria.
Ensinar os participantes a elaborar e analisar o fluxo de caixa.
Discutir com os participantes as alternativas de captação e aplicação de recursos da empresa.

Indicado a

Profissionais atuantes diretamente na área financeira, como auxiliares e assistentes. Coordenadores e encarregados que desejam fazer uma atualização. Outros profissionais que atuam em áreas correlatas e que desejam conhecer como funciona uma tesouraria e a importância de seus controles para a saúde financeira de uma empresa.

Programa

1 - Estrutura da Área Financeira
Definição da área financeira
Importância de suas atividades
Organograma

2 - Relações Financeiras
Finanças e Fiscal
Finanças e Contabilidade
Finanças e Jurídico
Finanças e os Bancos

3 - Títulos de Crédito
Duplicatas
Cheques
Notas Promissórias

4 - Contas a Receber
Origem das tarefas: faturamento, cadastro e crédito
Concessão de Crédito
Contas a Receber, Fiscal e Faturamento
Cobrança de Clientes
Contas a Receber e o Fluxo de Caixa

5 - Contas a Pagar
Documentos Hábeis para Pagamento
Processo de pagamentos: Despesas Fixas, Pagamentos Diversos
Formas de Pagamentos
Noções sobre Retenções nos pagamentos

6 - Controle do Fundo Fixo (Caixinha)
Documentos necessários
Controles
Confecção

7 - Controle Financeiro
Fluxo de Caixa
Prazos médios de pagamentos e recebimentos
Ciclo operacional e ciclo de caixa
Captação de recursos
Aplicação de recursos

Instrutora

Márcia Cristina Sanches


Mais de 35 anos de experiência nas Áreas Administrativas de Empresas de diversos segmentos Nacionais e Multinacionais, compreendendo Indústrias, Comércios, Prestadores de Serviços e Entidades sem Fins Lucrativos, sendo responsável pelos Departamentos Financeiro, Contábil, Fiscal e até Departamento Pessoal. Participou de implantações de Sistemas de Gestão Empresarial com Informações Integradas em Informática mais utilizados por médias e grandes empresas, com especial ênfase na Área Financeira, desenvolvendo Parametrizações, Configurações dos Eventos e Contabilização das Movimentações Financeiras, e, ainda, do treinamento e capacitação dos usuários. Ministra palestras, cursos, seminários e webinars profissionalizantes há mais de 20 anos, inclusive In Company e atualmente presta Consultoria Empresarial em diversas Áreas Administrativas.


  • Asaas - CréditoÀ Vista por R$1.434,00
  • 2x de R$717,00 (R$1.434,00)
    3x de R$478,00 (R$1.434,00)
    4x de R$358,50 (R$1.434,00)
    5x de R$286,80 (R$1.434,00)
    6x de R$239,00 (R$1.434,00)
    7x de R$209,04 (R$1.463,27)
    8x de R$186,72 (R$1.493,75)
    9x de R$169,50 (R$1.525,53)
    10x de R$155,87 (R$1.558,70)
    11x de R$144,85 (R$1.593,33)
    12x de R$135,80 (R$1.629,55)
  • Asaas - BoletoÀ Vista por R$1.362,30