Área Financeira

Gestão de Tesouraria - Presencial ou EAD Ao Vivo

Curso Presencial ou EAD Ao Vivo - A Prodep vai até onde você estiver!

  • Data(s) : 9 e 16 / Maio / 2026 - Sábados (2 dias)
  • Horário : Das 8h30 às 17h30
  • Carga horária : 16h
  • Modalidade : Presencial ou EAD Ao Vivo
  • Perguntas : 30 dias após o curso (até 3 perguntas)
  • Certificado : SIM
Gestão de Tesouraria - Presencial ou EAD Ao Vivo

Objetivos

Mostrar aos participantes a estrutura organizacional da área financeira e a relação finanças e contabilidade.
A importância das ferramentas “Contas a Pagar e a Receber” para a gestão da tesouraria.
Ensinar os participantes a elaborar e analisar o fluxo de caixa.
Discutir com os participantes as alternativas de captação e aplicação de recursos da empresa.

Indicado a

Profissionais atuantes diretamente na área financeira, como auxiliares e assistentes. Coordenadores e encarregados que desejam fazer uma atualização. Outros profissionais que atuam em áreas correlatas e que desejam conhecer como funciona uma tesouraria e a importância de seus controles para a saúde financeira de uma empresa.

Programa

1 - Estrutura da Área Financeira
Definição da área financeira
Importância de suas atividades
Organograma

2 - Relações Financeiras
Finanças e Fiscal
Finanças e Contabilidade
Finanças e Jurídico
Finanças e os Bancos

3 - Títulos de Crédito
Duplicatas
Cheques
Notas Promissórias

4 - Contas a Receber
Origem das tarefas: faturamento, cadastro e crédito
Concessão de Crédito
Contas a Receber, Fiscal e Faturamento
Cobrança de Clientes
Contas a Receber e o Fluxo de Caixa

5 - Contas a Pagar
Documentos Hábeis para Pagamento
Processo de pagamentos: Despesas Fixas, Pagamentos Diversos
Formas de Pagamentos
Noções sobre Retenções nos pagamentos

6 - Controle do Fundo Fixo (Caixinha)
Documentos necessários
Controles
Confecção

7 - Controle Financeiro
Fluxo de Caixa
Prazos médios de pagamentos e recebimentos
Ciclo operacional e ciclo de caixa
Captação de recursos
Aplicação de recursos

Instrutora

Márcia Cristina Sanches


Mais de 35 anos de experiência nas Áreas Administrativas de Empresas de diversos segmentos Nacionais e Multinacionais, compreendendo Indústrias, Comércios, Prestadores de Serviços e Entidades sem Fins Lucrativos, sendo responsável pelos Departamentos Financeiro, Contábil, Fiscal e até Departamento Pessoal. Participou de implantações de Sistemas de Gestão Empresarial com Informações Integradas em Informática mais utilizados por médias e grandes empresas, com especial ênfase na Área Financeira, desenvolvendo Parametrizações, Configurações dos Eventos e Contabilização das Movimentações Financeiras, e, ainda, do treinamento e capacitação dos usuários. Ministra palestras, cursos, seminários e webinars profissionalizantes há mais de 20 anos, inclusive In Company e atualmente presta Consultoria Empresarial em diversas Áreas Administrativas.


  • Asaas - BoletoÀ Vista por R$1.425,00
  • Asaas - CréditoÀ Vista por R$1.500,00
  • 2x de R$750,00 (R$1.500,00)
    3x de R$500,00 (R$1.500,00)
    4x de R$375,00 (R$1.500,00)
    5x de R$300,00 (R$1.500,00)
    6x de R$250,00 (R$1.500,00)
    7x de R$218,66 (R$1.530,61)
    8x de R$195,31 (R$1.562,50)
    9x de R$177,30 (R$1.595,74)
    10x de R$163,04 (R$1.630,43)
    11x de R$151,52 (R$1.666,67)
    12x de R$142,05 (R$1.704,55)